http://valcar.net

Computação Gráfica

Aula de laboratório 02 - Materiais

Valdemir Carrara

Programas: Pov e Moray

Aula anterior

Download do material desta aula

Esta aula irá abordar a preparação e o uso de materiais no Pov / Moray. Algumas texturas e materiais básicos serão elaborados, que poderão ser utilizados em diversos objetos com pequenas alterações.

Os seguintes materiais serão modelados:

Para visualizar estes materiais, será feito uma cena contendo uma mesa com tampo de vidro e pés de mármore, um vaso de material plástico, algumas esferas de metal e uma pirâmide de madeira. Estes objetos podem ser construídos facilmente com os objetos disponíveis no Moray.

Serão inicialmente construídos os pés da mesa (cilindros), e depois os demais. No editor de objetos do Moray,

A cena está agora completa, faltando apenas criar uma câmera e a iluminação, caso ainda não tenham sido criadas automaticamente pelo Moray. Deve-se então providenciar os materiais para os objetos. Os materiais serão criados em ordem crescente de dificuldade. Na tela de edição de materiais (F8 ou Tools / Material Editor) deve-se:

Neste ponto, todos os materiais estão prontos para a serem utilizados. Fechar então o editor de materiais, selecionar o objeto pes_da_mesa, abrir o editor de materiais, selecionar o material mat_marmore e atribuir o material ao objeto (botão Assign). Repetir o processo para os demais objetos: as esferas_de_metal com o mat_metal, a piramide_de_madeira com o mat_madeira, o tampo_da_mesa com o mat_vidro, o vaso_de_plastico com o mat_plastico e o piso_de_lajota.

Resta agora acertar a iluminação e o posicionamento da câmera. A câmera será osicionada em um local que permita a visualização de todos os objetos da mesa. Sugere-se a posição -22, 5 e 10, e apontamento (Look At) em 0, -1 e 4. A abertura (Field Of View) deve ser de 20o. A iluminação deve ser melhorada pela introdução de mais luzes, já que apenas uma luz não produz um realismo satisfatório. Deve-se criar então duas fontes de luz pontual (três no total), que serão posicionadas à esquerda, à direita e acima da câmera. Contudo, a utilização de muitas fontes de luz faz com que a imagem resultante fique muito brilhante, a ponto de ofuscar ou saturar certas partes. Assim, deve-se reduzir a intensidade de cada fonte de luz para 70% de seu valor. Para isso deve-se selecionar a luz e ajustar a intensidade (M, em Point Light Parameters) em 0.7:

E a agora basta gerar a imagem.

Durante a construção da cena, é necessário verificar a evolução do processo, para corrigir eventuais falhas na modelagem, no posicionamento e na atribuição de materiais aos objetos. Em geral, para que a elaboração (rendering) da cena seja rápido, adota-se uma resolução baixa, da ordem de 320 x 240 (em Render / Render Options / Output Settings / Resolution). Quando for necessário gerar a imagem final, deve-se aumentar a resolução para 800 x 600, aplicar anti-pseudonímia (anti-aliasing) e, eventualmente, radiosidade.

Se a cena estiver correta, o resultado deve ser semelhante ao mostrado na imagem abaixo.

Download do material desta aula

Aula anterior

http://valcar.net