http://valcar.net
Página principal Curso de computação gráfica Músicas Galeria Download Links Perguntas e respostas

Beatles

Beatles Home Page

Os Beatles foram uma presença marcante em todos os jovens da década de 60. Com 14 anos na época, eu fazia parte de um grupo de rock, inicialmente tocando guitarra base, depois contra-baixo, e, finalmente, teclados. A banda durou pouco (cerca de 2 anos), e chamava-se Crickets. Tocávamos poucas músicas dos Beatles, simplesmente porque era muito difícl, naquela época, encontrar as letras das suas músicas.

Crickets

(1968)

Juntei-me, em 96, a um grupo de rock com 4 integrantes, inicialmente na guitarra base e agora com base/solo. Atualmente tocamos somente músicas dos Beatles, por serem universais e muito conhecidas.

Decidi construir um amplificador valvulado para melhorar o timbre da guitarra, e assim fiz inicialmente um clone do Fender Deluxe 6G3, com válvulas de potência 6V6. O som ficou bom, mas distorcia um pouco em volumes mais altos, devido à baixa potência das válvulas. Com base na experiência anterior investi na construção de um clone do Vox 50. Para quem quiser fazer um igual, segue aqui os detalhes do projeto.

Dezembro de 2002,
tocando And I love her

A rede Web tem ajudado bastante no propósito de coletar letras, cifras e tablaturas das músicas. Eu edito as músicas com um processador de texto, de forma a deixá-las mais atrativas visualmente. Uma boa parte das músicas contidas no arquivo vieram do site Olga (On Line Guitar Archive). A maioria, entretanto, não possui a tablatura dos solos do Harrison (George Harrison, 1943-2001), e, portanto, tive de fazê-las eu mesmo. Além disso, nossa preocupação em melhorar os vocais levou-me a identificar as vozes individuais e apresentá-las também na tablatura. Há, na Web, diversos locais onde se pode encontrar lições e explicações sobre tablatura (um dos melhores é o próprio Olga). Aproveitei o fato de utilizar um editor de texto para identificar com cores as diferentes vozes e acordes. Por exemplo, preto é a voz principal, azul a segunda voz (geralmente uma terça ou quinta acima da principal) e vermelho a terceira voz (uma quinta ou oitava). Eu continuo aprimorando as tablaturas, porisso é conveniente que, se tiver interessado, visite-nos periodicamente.

O arquivo não contém todas as músicas gravadas pelos Beatles, pois o tempo envolvido para preparar uma única música é grande. Além do mais, as músicas pós o álbum Sgt. Peppers (inclusive), são marcadas por forte arranjo orquestral, além de corais, piano, etc. Desta forma, concentei-me nas primeiras gravações, até Revolver, onde as guitarras predominam. Desta fase inicial, existem reinterpretações excelentes das músicas do Little Richard 1932- (Richard Wayne Penniman, Long Tall Sally, Kansas City), Carl Perkins, 1932-1998 (Carl Lee Perkings, Honey, don't, Everybody is trying to be my baby) e Chuck Berry, 1926- (Charles Edward Anderson Berry, Rock and roll music, Roll over Beethoven). Além, é claro, das inesquecíveis músicas da dupla Lennon>-McCartney (John Winston Lennon 1940-1980, Paul McCartney 1942-)

Tablaturas:


A hard day's night
All I've got to do
All my loving
And I love her
And your bird can sing
Anna (go to him)
Back in the USSR
Can't buy me love
Chains
Come together
Day tripper
Dizzy Miss Lizzy
Do you want to know a secret
Don't let me down
Drive my car
Eight days a week
Everybody's trying to be my baby
From me to you
Girl
Help!
Here, there and everywhere
Hold me tight
Honey, don't
I call your name
I feel fine
I need you
I saw her standing there
I should have known better
I want to hold your hand
I'll be back
I'm down
I'm looking through you
I'm only sleeping

If I fell
It won't be long
Long tall Sally
Love me do
Medley: Kansas City
Michelle
Misery
Mr. Moonlight
Norwegian wood (this bird has flown)
Oh! darling
P.S. I love you
Paperback writer
Please Mr. Postman
Please please me
Rock and roll music
Roll over Beethoven
Run for your life
She loves you
She's a woman
Taxman
The ballad of John and Yoko
The night before
Things we said today
Ticket to ride
Twist and shout
We can work it out
What goes on
While my guitar gently weeps
Yes it is
You can't do that
You won't see me
You're going to lose that girl
You've got to hide your love away

Moreira da Silva

Kid Morengueira

Tentei ser bastante eclético na preferência musical. Acredito que a música popular brasileira contemporânea está mesmo ruim, a julgar pelos pagodes e músicas sertanejo-country. Mas já tivemos músicos excelentes, no passado, e aqui fica registrado meu tributo a Cartola, Ismael Silva, Noel Rosa (1910-1937), Lamartine Babo, Custódio Mesquita, Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso Orestes Barbosa e tantos outros. A exceção à música atual deve-se unicamente a Chico Buarque, cujo talento supera ou no mínimo iguala-se a todos os outros. Como gosto pessoal, creio que a música interpretada por Moreira da Silva (Antonio Moreira da Silva, 1/4/1902-6/6/2000) - é uma das mais ricas e alegres do cancioneiro nacional. Moreira, ou Kid Morengueira, lançou mais de 360 músicas em dezenas de discos. Alguns de seus grandes sucessos estão reunidos aqui, com letras e acordes:

Sambas

Também gosto muito dos sambas antigos, gravados em bolachas de 78 rpm. São sambas do Noel, Orestes Barbosa, Nássara, Wilsom Batista, Ismael Silva, Cartola... Juntei as letras com os acordes cifrados de alguns dos meus preferidos:

Recentemente surgiram diversos sites que hospedam cifras e letras de músicas dos grandes compositores brasileiros. Seguem alguns links para estas páginas:

www.cifras.com.br
cifrantiga
www.cifras.art.br


http://valcar.net