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Apêndice A

 

Especificações dos equipamentos da PMM

 

            As principais características de inércia da PMM tratada como um todo são:

 

a)      após injeção

 

            massa:

 

            matriz de inércia:

 

b)      fim de vida

 

            massa:

 

            matriz de inércia:

 

Quando tratado como um sistema composto por um corpo principal e dois apêndices (painéis) articulados, a plataforma apresenta

 

a)      após injeção

 

            massa:

 

            matriz de inércia:

 

b)      fim de vida

 

            massa:

 

            matriz de inércia:

 

Os painéis possuem

           

massa do painel A

 

            inércia do painel A

 

            massa do painel B

 

            inércia do painel B

 

 

Parâmetros de Denavit-Hartenberg para o painel A

 

q0,

d0,

a0,

t0,

q1,

d1,

a1,

t1,

q2  

d2,

 

Parâmetros de Denavit-Hartenberg para o painel B

 

q0,

d0,

a0,

t0,

q1,

d1,

a1,

t1,

q2  

d2,

 

 

Figura

 

            Segue abaixo as principais características dos equipamentos especificados ou já adquiridos para o sistema de controle de atitude da Plataforma Multi Missão.

 

 

GPS:

 

Erro de posição 10 m 3 s RMS

Erro de velocidade 0.01 m/s 3 s

Freqüência de medidas 1 Hz

Precisão do relógio 0.1 10-6 segundo

 

Giro (Astrix)

 

Fator de escala +/- 10o/s

Resolução (LSB): 0.011 arcsec

Drift: 0.001o /h (1 s)

Random walk: 0.0025o /sqrt(hour) 1 s

Estabilidade do fator de escala: 500 ppm em 5 anos

Alinhamento absoluto: 24 sec

Alinhamento relativo: 35 sec

 

Bobina (Zarm)

 

Momento 30 Am2

 

            Orientação das bobinas relativa ao sistema do satélite:

                        Bobina X:

                        Bobina Y:

                        Bobina Z:

            Erro de alinhamento máximo:

 

Rodas (Teldix)

 

Momento angular máximo 12 Nms a 6000 rpm

Torque de reação máximo: > +/- 50 mNm a 6000 rpm

Torque do motor: +/- 75 mNm a 6000 rpm

Velocidade: 24 pulsos por rotação

 

            Orientação das rodas relativa ao sistema do satélite:

                        Roda A:

                        Roda B:

                        Roda C:

                        Roda D:

 

            Erro de alinhamento máximo:

 

Sensor de estrelas (Sodern)

 

Taxa de amostragem: até 10 Hz

Ruído: 11 sec em X e Y (3 s), e 70 sec em Z (3 s)

Erros de baixa freqüência: 4” (segundos) em XY e 25” em Z.

Bias: 11 sec (3 s)

 

            Orientação dos sensores relativa ao sistema do satélite:

                        Sensor A:

                        Sensor B:

           

Erro de alinhamento máximo:

 

Magnetômetro (Taman)

 

Range: +/- 0.6 G

Ruído: 0.02 mG

Bias: +/- 5 mG

Desalinhamento: 5o (calibrado a 0.2o)

Linearidade: +/- 0.2%

 

            Orientação dos magnetômetros relativa ao sistema do satélite:

                        Magnetômetro A:

                        Magnetômetro B:

           

Erro de alinhamento máximo:

 

Sensor Solar

 

Tipo: 2 eixos

Campo: +/- 90o

Precisão: 1o

Bias: +/- 1o

           

Orientação dos sensores relativa ao sistema do satélite:

                        Sensor 1:

                        Sensor 2:

                        Sensor 3:

                        Sensor 4:

                        Sensor 5:

                        Sensor 6:

                        Sensor 7:

                        Sensor 8:

 

            Erro de alinhamento máximo:

 

Propulsores de hidrazina

 

Empuxo:

 

            Posicionamento dos propulsores:

                        Propulsor 1:

                        Propulsor 2:

                        Propulsor 3:

                        Propulsor 4:

                        Propulsor 5:

                        Propulsor 6:

 

Orientação dos propulsores relativa ao sistema do satélite:

                        Propulsor 1:

                        Propulsor 2:

                        Propulsor 3:

                        Propulsor 4:

                        Propulsor 5:

                        Propulsor 6:

 

            Erro de alinhamento máximo:

 

            Erro de desvio máximo do vetor empuxo:

 

            Erro de desvio máximo na magnitude do empuxo:

 

            Posicionamento dos propulsores:

 

 

SADA (BAPTA)