índiceitem superior

item anteriorpróximo item

 

2 – Estrutura e uso do pacote de simulação

 

O pacote de funções destinado a prover recursos para a simulação de atitude de satélites é composto de 7 módulos:

 

1)      Propagador de atitude (Cap. 3)

2)      Conversão de coordenadas (Cap. 4)

3)      Funções de controle

4)      Efemérides orbitais (Cap. 5)

5)      Simulação de equipamentos (sensores, atuadores, BAPTA) (Cap. 6)

6)      Perturbações ambientais

7)      Operações em tempo-real (Cap. 7)

 

Os capítulos seguintes descrevem cada um destes pacotes, bem como as rotinas que o integram, suas variáveis e demais informações úteis. Adicionalmente foi implementado um conjunto de estruturas destinadas a efetuar operações envolvendo matrizes e vetores, com o objetivo de facilitar a programação e depuração dos programas, e um arquivo de cabeçalho com constantes comumente utilizadas em mecânica espacial. Estes pacotes são descritos a seguir.

 

            Embora os pacotes tenham sido separados em arquivos diversos, para fins de utilização isto cria dificuldades, já que o número de bibliotecas e arquivos de cabeçalhos diferentes é grande. Assim, para facilitar a utilização do pacote, eles foram agrupados na biblioteca attit_pro.lib, compilada em Microsoft C++, que deverá ser acrescentada ao programa principal durante o processo de amarração (“link”). De forma análoga os arquivos de cabeçalhos foram igualmente agrupados em att_pro.h.

 

            Quando compilado em Microsoft C, o programa principal a ser construído deve obrigatoriamente ser declarado como C++ (extensão cpp), em virtude da adoção, pelo pacote, de sobreposição de operadores, que é um recurso exclusivo C++. No lcc-win, deve-se habilitar o uso de extensão de linguagem pelo compilador.

 

            Os códigos fontes ds funções construídas (cerca de 200) foram agrupadas em diversos arquivos, para facilitar a depuração e os testes. Estes arquivos são combinados numa única biblioteca, embora os fontes e cabeçalhos continuem separados. Os arquivos individuais serão mencionados ao longo deste manual, porém deve-se, sempre que possível, inserir no projeto os arquivos completos attit_pro.lib, e att_pro.h. Este último é um cabeçalho que insere outros cabeçalhos, que, obviamente, devem estar presentes no ambiente de compilação do projeto:

 

      att_pro.h:

#include "matrices.h"

#include "consta.h"

#include "orbit.h"

#include "sgp8.h"

#include "attdyn.h"

#include "attaux.h"

#include "sensors.h"

#include "realtime.h"

#include "defvar.h"

 

            A presente implementação permite a execução do programa de simulação tanto em tempo real quanto em tempo não real. Em ambos os casos, esta versão permite apenas a execução num único computador.